fbpx

Saque rescisão e saque aniversário: Qual a diferença?

Todo trabalhador com carteira assinada tem um valor depositado mensalmente em seu nome, que corresponde a 8% do seu salário, em uma conta na Caixa Econômica Federal. Este dinheiro pertence ao trabalhador e é chamado de FGTS (fundo de garantia do tempo de serviço).

No artigo ¨O QUE É FGTS? QUEM PODE SACAR?¨ falamos sobre todas as situações em que se é possível realizar o saque desse fundo.  As maneiras mais conhecidas são quando acontece uma rescisão sem justa causa ou pela compra de um imóvel. Porém, não são essas as únicas formas de se obter o dinheiro. Em 2019 foi criada a modalidade saque aniversário, na qual o trabalhador pode acessar o saldo de seu FGTS independente de eventos como demissão, ou financiamentos de casa própria. É necessário decidir em qual destas duas modalidades (rescisão de contrato ou saque-aniversário) se deseja receber o valor depositado no FGTS, e fazer a alteração presencialmente na agência da Caixa Econômica Federal ou através do aplicativo “Meu FGTS”. É muito simples e rápido! Clicando ¨AQUI¨ você aprenderá como fazer essa alteração no aplicativo MEU FGTS.

Nessa matéria você aprenderá o que são essas duas modalidades e poderá decidir qual é a melhor para a sua situação atual.

SAQUE RESCISÃO

Quando o trabalhador escolhe essa modalidade, ele não tem o controle de quando terá acesso ao dinheiro, isso porque, o saque só poderá ser efetuado mediante uma demissão sem justa causa, financiamento de um imóvel, aposentadoria, ou em outras situações listadas no artigo ¨O QUE É FGTS? QUEM PODE SACAR?¨.

O dinheiro que vai sendo depositado em sua conta do FGTS, tem um rendimento fixo de 3% ao ano mais a Taxa Referencial (TR), porém dependendo da inflação, o dinheiro do trabalhador parado na conta pode sofrer uma desvalorização.

SAQUE ANIVERSÁRIO

A antecipação do Saque-Aniversário é uma modalidade disponível para todos os brasileiros que possuem saldo de FGTS em suas contas ativas e inativas. Através desta modalidade, o trabalhador pode acessar o saldo do seu FGTS quando quiser. De forma facilitada é possível solicitar a antecipação do FGTS através do saque aniversário, podendo usufruir do seu dinheiro de forma imediata. A liberação do saque ocorre em 24 horas!

Em momentos difíceis economicamente, esse dinheiro pode ser uma boa saída para não ficar no vermelho e poder pagar dívidas – ou até mesmo contar com esse valor em vez de recorrer a empréstimos, parcelamentos do cartão de crédito, ou outras opções que incluam pagar mais e mais juros.

A grande vantagem do uso do dinheiro através do Saque-Aniversário, é que não haverá parcelas para pagar, porque o desconto é feito anualmente no FGTS.

CONCLUSÃO

Como resultado de estar mais informado, é possível decidir com mais clareza no que é melhor para você! É muito importante avaliar como direcionará esse dinheiro ou como esse saldo que você tem, poderá te ajudar no atual momento.

É necessário pensar em diversos fatores em que o acesso a esse saldo que já pertence a você, poderá ser a solução imediata na realização de planos, como a reforma da casa, a viagem dos sonhos e também a possibilidade de trazer um alívio financeiro, quitando dívidas com juros altos, como o rotativo do cartão de crédito e o cheque especial, ou ainda fazendo uma reserva de emergência.

Ficou interessado nessa possibilidade?! Não perca tempo! Entre em contato com nossa equipe, estamos prontos para te auxiliar a sacar o seu FGTS! Basta ligar para nossa central de atendimento 0800-009-0008.

Se você gostou do que aprendeu aqui, envie essa matéria para as pessoas que você conhece, pois esse é o tipo de conteúdo que pode auxiliar muitos a encontrarem um descanso financeiro.

Receba nossas novidades

Inscreva-se para receber todas as nossas novidades:

Conteúdo do Post